A forma como a Anvisa faz a inspeção das Boas Práticas Clínicas (BPC) foi atualizada. No dia 03/10/17 foram publicadas duas Instruções Normativas que definem os procedimentos de inspeção em BPC para os ensaios clínicos, sendo uma para medicamentos e outra para dispositivos médicos.
O ensaio clínico é a fase em que o produto é testado em pessoas, tanto
os medicamentos novos como os dispositivos médicos. Esta etapa serve para
definir o perfil de segurança e de eficácia dos produtos. As boas práticas são
os procedimentos para garantir que o ensaio clínico seja bem feito e que as
informações do medicamento ou do produto sejam as mais confiáveis.
As Instruções Normativas definem como a Anvisa deve fazer a avaliação
dos ensaios clínicos em andamento, como etapas de avaliação, prazos para
relatório de inspeção e resposta do responsável, entre outros detalhes.
Confira as novas INs:
A inspeção será preparada conforme a RDC 09/2015 e IN 04/2009. Após o
recebimento do Relatório de Inspeção pela empresa, deverá ser encaminhada
resposta em até 120 dias, passível de indeferimento. Caso a resposta ao
relatório de inspeção não seja satisfatória, será encaminhado ofício reiterando
a solicitação.
Serviço
Inspeção em Boas Práticas Clínicas
Área responsável
Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (COPEC/GGMED)
Como solicitar este serviço? Quais são as etapas?
1º PASSO
Seleção
de Centro de Pesquisa conforme planilha de inspeção, demanda de outras áreas ou
denúncias, Seleção dos Inspetores e Designação do Inspetor Líder.
2º PASSO
Comunicação
da Inspeção ao Patrocinador/ORPC.
3º PASSO
Envio do ofício eletrônico de notificação de inspeção para autorização da chefia imediata.
Envio do ofício eletrônico de notificação de inspeção para autorização da chefia imediata.
4º PASSO
Condução da inspeção em BPC - análise dos dados obtidos na inspeção e envio do relatório de inspeção para a empresa
5º PASSO
Envio do parecer do final de centro em conformidade com as BPC’s e autorização do envio do ofício eletrônico com o parecer final para patrocinador/ORPC.
Condução da inspeção em BPC - análise dos dados obtidos na inspeção e envio do relatório de inspeção para a empresa
Envio do parecer do final de centro em conformidade com as BPC’s e autorização do envio do ofício eletrônico com o parecer final para patrocinador/ORPC.
Quais os requisitos e documentos necessários?
Para instruir processos e petições é necessário observar a documentação obrigatória na lista de verificação (checklist) no Código de Assunto escolhido.
Não será passível de exigência técnica a petição com ausência de documentos, formulários e declarações preenchidos de forma incompleta ou informações faltantes, ensejando o indeferimento sumário da petição.
Contatos Gerente/Coordenador
Flavia Regina Souza Sobral
pesquisaclinica@anvisa.gov.br
3462-5599/5526
3462-5599/5526
Tempo estimado para este serviço
OBTER DADOS
Como acompanhar o andamento da minha solicitação?
O acompanhamento de qualquer processo ou pedido protocolado na Anvisa deve ser realizado pelo sistema de Consulta à Situação de Documentos.
Para verificar o andamento de pedido protocolado na Anvisa, siga os passos abaixo:
· 1º PASSO – acesse o sistema de Consulta à Situação de Documentos
· 2º PASSO – selecione o tipo de documento: administrativo ou técnico
· 3º PASSO – preencha um dos campos disponíveis para consulta (exemplo: número de conhecimento)
· 4º PASSO – os números informados no ato da pesquisa não devem conter espaço nem demais caracteres não numéricos, tais como ponto (.), barra (/) e traço (-). O código de conhecimento (ano + oito números + PR. Exemplo: 2013xxxxxxxxPR) deve ser informado em letra maiúscula e sem espaços, com todas as letras e algarismos > clique em “consultar”.
A consulta à situação do documento retorna alguns status possíveis para o documento. Para saber o significado do status, basta passar o mouse sobre o status do documento, pois se abrirá uma caixa com a descrição.
É importante que, ao fazer a consulta por documento técnico e não localizá-lo, se tente fazer também como documento administrativo e vice-versa, pois é possível que a documentação tenha sido protocolizada de outra forma.
Desde junho de 2017, também é possível que o usuário cadastre um e-mail para acompanhar a movimentação de processos. A principal novidade é a possibilidade de receber e-mail sempre que o processo passar por alguma tramitação na Agência.
Esta funcionalidade é simples: basta utilizar a busca específica de “Consulte a situação de documentos”, que direciona ao “Sistema de Consulta a situação de documentos”, selecionar o processo do seu interesse, seguir as etapas até clicar no botão “Monitorar” e cadastrar um e-mail para receber as informações de movimentação. O usuário pode escolher entre recebê-las semanalmente ou mensalmente. Para mais informações, veja a página sobre Acompanhamento e Fila de Petições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário