domingo, 8 de outubro de 2017

Solicitar Autorização para fim de Desembaraço Aduaneiro (ADA)


A Autorização para fim de Desembaraço Aduaneiro (ADA) é emitida pela ANVISA aos importadores nos casos em que a liberação da mercadoria importada necessite de alteração nos quantitativos determinados na Autorização de Importação (AI). Ela somente será emitida quando o quantitativo efetivamente autorizado no exterior for inferior ao autorizado pela ANVISA, desde que comprovada a eventual alteração pela Autoridade Sanitária do país exportador e pela Fatura Comercial (Invoice). Sua data de validade coincide com a da AI.
Para realizar a solicitação da ADA, o interessado deve realizar o procedimento de peticionamento. É necessário que o estabelecimento / instituição esteja cadastrado para ter acesso ao peticionamento eletrônico. Para efetuar o cadastramento, seguir as orientações descritas no portal da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/cadastramento-de-empresa).




Serviço
Solicitar Autorização para fim de Desembaraço Aduaneiro (ADA)
Área responsável
Gerência de Produtos Controlados (GPCON/GGMON)
Público Alvo
PREENCHER
Tempo estimado para este serviço
OBTER DADOS 
Como solicitar este serviço? Quais são as etapas?
1º PASSO - ADICIONAR CÓDIGO DE ASSUNTO

Selecione a área “Funcionamento da Empresa” e escolha, em “pesquisar assunto”, o código referente à ADA: “7661 - PRODUTOS CONTROLADOS - Autorização para fim de desembaraço aduaneiro”. Pode-se pesquisar por descrição do assunto, código de assunto ou fator gerador. Na descrição do assunto, basta escrever qualquer parte do assunto (Exemplo: “desembaraço aduaneiro”). No caso do código do assunto, escreva apenas o número do código (7661).
2º PASSO - CONFERIR

Confira a relação de documentos de instrução, anote o número da transação, confirme as informações da guia e leia com atenção todas as informações presentes.
3º PASSO – ACESSAR O LINK

Para gerar o documento do formulário de petição a ser preenchido e protocolado na ANVISA. Salve o documento, pois será necessário preenchê-lo posteriormente.
4º PASSO – ASSINATURA

Selecione o tipo de assinatura de transação, com ou sem certificado digital. Em seguida, confira as informações do responsável pela transação.
5º PASSO – PAGAMENTO
Selecione a opção de pagamento e clique em concluir para finalizar a transação e gerar a GRU.
Quais os requisitos e documentos necessários?
Para instruir processos e petições é necessário observar a documentação obrigatória na lista de verificação (checklist) no Código de Assunto escolhido.
Não será passível de exigência técnica a petição com ausência de documentos, formulários e declarações preenchidos de forma incompleta ou informações faltantes, ensejando o indeferimento sumário da petição.  
Contatos Gerente/Coordenador
Renata de Morais Souza
med.controlados@anvisa.gov.br
3462-5832
Como acompanhar o andamento da minha solicitação?
Após a protocolização do pedido, o interessado poderá acompanhar o andamento de seu pedido, por meio do sistema de Consulta a Situação de Documentos.
Para mais informações, veja a página sobre Acompanhamento e Fila de Petições.

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